ventajas-inconvenientes-energia-solar

Capacidade Mundial da Energia Solar Deve Igualar Nuclear Até Final de 2017

Posted on

A alta capacidade de geração elétrica através de uma fonte abundante e preços rivalizando os das usinas movidas por combustíveis fósseis, fazem da energia solar a fonte renovável mais disseminada atualmente e, até o final deste ano, sua capacidade instalada no mundo já deverá igualar a da energia nuclear.

Isso é o que sugere o último relatório trimestral da GTM Research, empresa americana de pesquisa do mercado elétrico, intitulado Monitor da Demanda Solar Global (Global Solar Demand Monitor: Quarter 2), o qual prevê uma capacidade mundial da energia solar de cerca de 390 gigawatts até o final de 2017.

A energia nuclear, por sua vez, possui uma capacidade mundial atual de 391,5 GW, segundo os últimos dados do Instituto de Energia Nuclear (Nuclear Energy Institute ), número que a solar alcança agora em um tempo bem menor.

Embora o crescimento da solar tenha apresentado uma desaceleração em relação aos últimos anos, sua capacidade mundial continuará aumentando em ritmo contínuo, segundo dados do relatório. Deverão ser 81,1 GW instalados esse ano, com a China continuando na liderança e representando 39% desse número, e chegando a um total de 871 GW até 2022!

Entretanto, embora a capacidade mundial das duas fontes possa ser igualada neste ano, a Nuclear supera a Solar em geração, e muito. Enquanto a primeira consegue gerar 2.476,671 gigawatt-hora, a Solar gera “apenas” 375.000.

Mas, quando falamos em uma energia proveniente da divisão de átomos, que gera rejeitos radioativos e extremamente nocivos ao meio ambiente e a nós seres humanos, sem contar o risco de acidentes (Chernobyl, que inclusive terá sua área contaminada pelo acidente transformada em parque solar), qual a real vantagem de continuarmos investindo nessa fonte de geração?

Felizmente, e em concordância com a tendência sustentável que direciona as decisões governamentais dos principais países desenvolvidos, afontes renováveis vem sendo a escolha frequente de novos projetos elétricos pelo mundo

E, com sua contínua queda de preços e alta disponibilidade da fonte em quase todas as partes do mundo, a solar fotovoltaica provavelmente se tornará líder e principal tecnologia de geração elétrica mundial até o fim de 2050, como aponta a Agência Internacional de Energia (International Energy Agency, ou IEA).

Fonte: Ruy Fontes

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *